top of page

Gratidão, Compaixão e Felicidade


Há inúmeras pesquisas científicas que vem estudando seriamente a correlação entre gratidão e felicidade. No processo de coaching há também um forte indicador no alcance de resultados pessoais e profissionais através da quebra de paradigmas e da reflexão sobre sua roda da abundância, ou roda da fartura, uma poderosa ferramenta que quantifica seu equilíbrio no que tange dar e receber.

Parece simples não? Mas pense um pouco o quão fácil ou não é para você a ação destes dois verbos? Provavelmente você conhece alguém que tem uma enorme dificuldade em receber elogios, amor, carinho, parabéns ou qualquer forma de validação e recompensas, inclusive financeiras, sim tem muita gente que não se sente merecedora, do mesmo modo que há muitas outras no grupo oposto, as que não sabem doar, elogiar, validar e demonstrar compaixão.


Convido o a pensar como este binômio, gratidão e compaixão tem refletido em sua felicidade.


Gratidão

Sempre há uma razão para ser grato!


Por maiores que sejam os seus problemas, você certamente tem muito mais a agradecer, seja sua saúde, seu trabalho, sua família, seu lar, seus amigos, sua fé, ou simplesmente suas escolhas, aliás é sempre uma opção. O tempo é implacável, não desperdice a oportunidade de agradecer, a si mesmo, a alguém importante em sua vida (talvez esta pessoa nem saiba de tal importância, ainda), ou ao Universo por lhe permitir existir.



Se há algo que te impeça de ser feliz, seguramente você não tem sido grato o suficiente e talvez isto ocorra por uma simples questão de apego ao que você sabe que não lhe serve mais, assim as vezes se faz necessário simplesmente deixar as coisas irem, deixar morrer tudo que já não lhe serve mais, tudo que pode se desapegar e abrir mão, deixar ir, deixe que morram os comportamentos, sentimentos e histórias necessárias para abrirem espaço para o novo, que seja livre o que tiver que chegar, doce e saboroso o que ficar e suave e breve o que tiver de ir.

Compaixão


Qualquer palavra após este exemplo é correr o risco de não sair do lugar comum, ainda assim ouso a complementar e chover no molhado.


Que não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, (Mateus 6:3). É sabido que toda bondade perde imediatamente seu efeito no mesmo instante que é publicada e ou divulgada, por isso te desafio a fazer o bem sem se importar a quem, sabendo que nem sempre o obrigado vem. Faça de coração, faça com benevolência, faça com a nobreza mais bela que sua alma é capaz, não sei com o que você mais se identifica, mas sei que você pode fazer o bem a alguém que precisa, seja uma visita num asilo ou a um hospital quem sabe num orfanato? Você não precisa de muitos recursos além de um tempinho para fazer alguém sorrir. Afinal o que você ganha em não o fazer?

Felicidade

“O amor pode mudar o mundo”, se não me engano é bíblico. Pense, o que resiste ao amor e ao que é feito com tal ingrediente? O mundo é um eco, preste atenção no que você emite. Tudo é um reflexo e uma reação.

Me despeço compartilhando uma de minhas auto reflexões mais íntimas:

Você tem feito o suficiente hoje para merecer o direito de viver amanhã?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page