top of page

Nada a Temer a não ser o Próprio Medo


Eu não sei exatamente o que te aflige nem o que você teme, mas fico imaginando como seria sem sabor sua vida, caso você não tivesse medo, mas a questão é será que você tem consciência do seu medo?


Por isso talvez o primeiro passo seja reconhecer seu medo e ter a humildade para enfrentá-lo, isso mesmo humildade. Assim lhe convido a realizar este teste numa série de 6 imagens aleatórias, ao final o programa calcula qual é seu maior medo ainda que inconsciente.

Curioso suficiente pra saber qual seu maior medo?


Responda com sinceridade e descubra Já!


Independentemente do resultado deste teste, o que vale é conscientizar se de algumas coisas a respeito do medo. Sabe se que o medo é uma das energias mais paralisadoras que existe juntamente com a tristeza e não ocasionalmente costumam ser amigas íntimas e levar as pessoas à diversas armadilhas nos mais diversos campos de suas vidas, provocando uma série de frustrações, decepções e desperdício de oportunidades recheadas de propósito e satisfação.


Os desencadeamentos de medo que mais escuto frequentemente são, medo da perda, medo de errar, medo de ser rejeitado, medo de se frustrar, medo do novo, medo de se arrepender, medo de sofrer...Conheço gente que tem medo até de dar certo!! E quando se dão conta verdadeiramente disto, costumo alertar: “Cuidado mesmo com o medo, ele adora roubar sonhos.” E acrescento que o medo assim como qualquer coisa, tem o tamanho exato da importância que você dá a ele, por isso recomendo "Alimente mais seus sonhos e seus medos morrerão de fome".


Fico me perguntando como o medo tem influenciado os diferentes âmbitos de sua vida?


De fato não sei o que lhe ocorreu nem quando você começou a cultivar o hábito de temer, seja lá o que aconteceu sei que isso não é você, mas sei que você é quem decide se tornar.


Uma das passagens mais brilhantes que me recordo a respeito do medo no cinema foi no filme "Depois da Terra", na qual o pai diz ao filho "Medo é fruto da nossa imaginação. Perigo é real, mas medo é uma escolha".


Para os super heróis de plantão, considerem que quem nada teme, nada ama. Segundo o herói da Marvel, o Demolidor, “Um homem sem medo, é um homem sem esperança” e engana se ainda quem acha que coragem é ausência de medo, coragem é o reconhecimento e a decisão consciente de transcender.


Assim como o entusiasmo, o medo é uma decisão antes de se tornar um sentimento e se você tem medo, oba! Você tem imaginação.


Para melhor ilustrar, convido a imaginar e refletir nesta poderosa metáfora da monja Pema Chödrön.


Era uma vez uma grande professora. Ela havia treinado muitas, e muitas guerreiras valorosas. Um belo dia anunciou à sua aluna mais promissora e corajosa que havia chegado a um ponto do treinamento em que era o momento de enfrentar e combater o Medo afinal ela foi muito bem treinada e a professora acreditava que ela era a sua melhor guerreira.


A aluna não queria fazer aquilo, ela estava com muito medo, a idéia de enfrentar e combater o medo a amedrontava e era extremamente aterrorizante, parecia ser algo impossível. Ainda sim, sua professora insistiu. Tremendo muito e sentindo uma perturbação enorme, a aluna finalmente concordou e saiu para combater o Medo.


Ela não teve que procurar por muito tempo e nem indo muito longe, porque o Medo se encontra atrás de cada esquina. Então ao virar a primeira esquina ela ficou cara a cara com o Medo – o medo dela, o seu medo, os nossos medos. Ela seguiu adiante para encarar o Medo, e na medida em que eles se aproximavam mais e mais, ela, de repente, se jogou no chão, se prostrou e por três vezes respeitosamente pediu para lutar contra o Medo.


Bem, agora o Medo ficou muito impressionado, porque é preciso ser um aluno sábio para saber ser respeitoso em relação ao Medo, e como a guerreira havia respeitado de uma forma tão completa e óbvia, o Medo concordou com o combate.


Mas a aluna clamou: “Obrigada por concordar em lutar comigo, mas por favor, me diga, como eu posso derrotar você?”


“Oh, ahh”, disse o Medo, falando inicialmente de forma muito suave.


“Minhas armas são muito poderosas e cuidadosamente escolhidas de acordo com cada pessoa com quem eu luto. Eu chegarei bem perto do seu rosto e vou te lembrar e falar com muita energia, e com uma voz poderosa como um trovão em sua cabeça. Eu vou lembrá-la de todas as vezes que você fracassou, de todas as vezes que eu te derrotei, de todas as suas inseguranças, de tão pequena e insignificante e sem valor você é realmente.”


“Oh não”, a guerreira exclamou. “Eu vou me descontrolar! Como eu poderei derrotar você? Impossível!”


“Impossível?”, disse o Medo, “apenas se você ouvir o que eu disser e agir de acordo. Porém se você ouvir o que eu disser, mas não fizer o que eu digo, eu não tenho poder.” E assim, a guerreira aprendeu a combater e derrotar o seu Medo. O medo dela, o seu medo, os nossos medos.




Como diz um amigo meu terapeuta, ninguém muda tão somente pensando, precisamos sentir para mudar, por esta razão algumas mudanças doem, mas medo em excesso pode gerar obsessão pela dor que não existe, pois quem ouve demais a voz do medo, acaba por segui-la e não raramente se aprisiona de tal maneira que nem arrisca imaginar em que.


Já que você tem imaginação de sobra, que tal de repente concentrar se no que te motiva a agir e transcender rumo a sua felicidade e plenitude? Talvez faça sentido começar focando nos ganhos, prováveis aprendizados, liberdade e entusiasmo das possíveis conquistas e mudanças, consciente de que isso verdadeiramente faz parte de sua evolução.


Creio que você já tenha vivido e experimentado o suficiente para acreditar no seu poder interior que é uma energia gerada por nossos pensamentos, sentimentos, intenções e ações capazes de construir ou não um futuro melhor.


E como prega a verdade do dito popular “A dor de algumas mudanças talvez sejam inevitáveis, mas sim o sofrimento é opcional. ”


A você que leu até aqui e se permitiu refletir, desejo que uma semente tenha sido plantada, a qual se você regar e cuidar com paciência suficiente, certamente florescerá a Ação Transformadora necessária para embelezar e perfumar o jardim de sua vida.


Convido a pensar em minha reflexão favorita a respeito do medo “Como seria se o seu medo tivesse medo do seu medo?”


Nada a temer a não ser o próprio medo! E se der medo, vai com medo mesmo, lembre se tem poder quem AGE.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page