top of page

Amor Sublime: O Poder do Reconhecimento (SAWABONA SHIKOBA)


Amor Sublime: O Poder do Reconhecimento (SAWABONA SHIKOBA)

Sublime: Do latim sublimis, “que se eleva”. Sublime é um termo que se refere aquilo cujos méritos transcendem o normal, é o encantador, o admirável.


Seria muito presunçoso e raso se ater a definição da palavra amor, por isso meu convite é que você fique com o seu conceito, crença e sentimento do que é o amor para você.


Gary Chapman, em sua obra “As 5 Linguagens do Amor”, nos ensina de maneira perspicaz que os elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos transmissores de amor.


É primordial de nossa alma a necessidade de nos sentirmos pertencidos, reconhecidos, notados, amados e valorizados, isto nos empodera e nos aprimora.


Talvez você concorde comigo que a gente fala muita coisa, mas nem sempre dizemos de fato.


Se refletirmos por alguns instantes podemos descobrir novos jeitos de expressarmos e dizermos palavras de incentivo aos nossos pais, cônjuge, filhos, amigos e todos aqueles por quem temos carinho. Estas pessoas precisam saber o quanto realmente importam para nós, sabemos que há pessoas que perdem umas às outras porque falam tudo que pensam, já outras perdem porque tudo que pensam nunca é dito ou expresso aos seus amores.


Uma maneira talvez seja ouvir o outro na essência e prestar atenção ao que não é dito, já dizia Milton Erickson que cada pessoa é única e cria sua própria metáfora, por isso o poder do significado vai além das palavras, muitas vezes o reconhecimento está oculto no tom, nas cores e nuances das palavras, ou inseridos nos gestos, sorrisos e olhares que as acompanham.


Infelizmente é comum que aquilo que nos importuna imediatamente a gente fala enquanto aquilo que nos encanta a gente cala, quem sabe seja preciso dizermos mais as pessoas sobre as coisas boas que admiramos nelas, destacarmos suas qualidades e talentos, ressaltar o valor delas e o quanto nos fazem falta.


Recentemente ouvi de alguns amigos uma história que possivelmente lhe faça algum sentido.


Há uma tribo no continente africano que tem um costume muito bonito.


Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia, eles se unem então para erguê-lo, e lembrá-lo de que não é propriamente mal e tem o direito de errar, pois cada um de nós vem ao mundo como um ser bom, desejando paz, segurança, justiça, amor, paz e felicidade. Durante dois dias, eles ficam dizendo ao homem todas as coisas boas que ele já fez para assim reconectá-lo com o âmago de sua natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".


A tribo enxerga aqueles erros como um grito de socorro.


Eles utilizam o cumprimento SAWABONA SHIKOBA!


SAWABONA, que significa: Eu Te respeito, eu te reconheço, eu te valorizo, eu te admiro, você é importante para mim.


SHIKOBA, que quer dizer: Então eu existo para você.


Agora meu convite é que você declare elogios, diga sinceramente palavras bondosas, de encorajamento, de reconhecimento, dê os parabéns, ouse despir se da timidez e do orgulho e expresse a quem você ama hoje, porque como dizem por aí “amanhã pode ser tarde demais.”


Não basta, sentir e pensar, é hora de expressar e demonstrar para as pessoas que são importantes a nós, elas merecem e precisam saber de fato o que se passa em nosso coração no que diz respeito a elas.


Você já reconheceu alguém hoje? É simples e você pode começar agora!


Quem é que você respeita, quem você admira, sente orgulho, valoriza e reconhece? Que tal compartilhar este artigo com elas?


“Que as ações confirmem as palavras”


SAWABONA a você, ou melhor SAWABONA a quem você ama.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

© by Leo Garutti. Todos os direitos reservados.

bottom of page